Os noventa anos do governo da dinastia davíndica em jerusalém terminaram subitamente quando Atalia subiu ao trono, em 841 a.C
Atalia----um Reinado de Terror
Diante do sepultamento de seu filho, Acazias, Atalia se apossou do trono do Reino do Sul, em 841 a.C Para assegurar sua posição como Líder, ela ordenou a execução de todos quantos pertencessem á linhagem real, e assim iniciou um reinado de terror. Aparentemente nenhum herdeiro do trono escapara, com ex-ceção de joás, filho infante de Acazias, Durante os sete anos em que Atalia governou, Jeoseba, irmã de Acazias, escondeu o herdeiro real no templo.
Ocorreu drástica mudança no clima religioso, depois do falecimento de Josafá Sendo adepta de Baal, tal como sua mãe, Jesabel, Atalia promoveu essa prática idólatra em jerusalém e por todo o judá . Os objetivos consagrados do templo foram apropriados para servir na adoração a Baal. Matã servia a Baal como sumo sacerdote, em Jerusalém. Não há que duvidar que oi derramamento de sangue e as perseguições contra o Baalismo, no Reino do Norte , sob Jeú, Fizeram Atalia tornar-se ainda mais ardorosa no estabelecimento do culto da fertilidade em Judá, nessa ocasião.
Oportuno ele obteve o apoio da guarda real, e Joás foi coroado rei no átrio do templo. Quando Atalia ouviu os clamores de aclamação, tentou penetrar no templo, mas foi detida e executada no palácio.
JOÁS---REFORMA E RELAPSO
Joás era rapazinho de apenas sete anos de idade quando iniciou seu longo reinado (835-796 a.C).EM face de joiada ter instigado a coração de Joás, a política do estado foi formulada e dirigida por ele enquanto ele viveu.
Juntamente com a execução de Atalia foi igualmente destruída a adoração a Baal. Os altares de Baal foram derrubados, e Matã, o Sacerdote, foi morto.joiada deu inicio a um pacto no qual o povo prometeu servir a Deus. Enquanto ele esteve vivo, prevaleceu o interesse geral pela verdadeira adoração, embora alguns dos lugares altos tivessem continuado em uso.
O TEMPLO e seus cultos haviam sido grandemente negligenciados durante o reinado de terror, Joás, de acordo com o conselho de joiada, deu apoio á restauração dos holocaustos regulares. Visto que o templo seria oficialmente usado novamente, tornou-se óbvio que eram necessários reparos. Com esse propósito
os sacerdotes foram instruídos a recolher fundos pela nação inteira ; contudo, não tiveram êxito em seus esforços . No vigésimo terceiro anodo reinado de Joás (cerca de 812 a.C) foi adotado um novo método de recolher as coletas .Foi posta uma caixa no átrio, ao lado direito do altar. Em resposta a uma proclamação pública , o povo começou a contribuir entusiasmado, tal como o fizera quando moisés solicitou dadivas que permitissem a construção do tabernáculo. Operários técnicos lançaram-se á tarefa de reparar e lustrar os recintos sagrados.
Com a prata e o Ouro restantes, modelaram o equipamento apropriado. A liberalidade do povo, para essa finalidade, não diminuiu as contribuições regulares para os sacerdotes. O apoio popular á verdadeira religião atingiu um novo ponto culminante sob a influencia de joiada, tendo sido restaurado o tempo
Dentro de pouco tempo caiu o julgamento divino contra Judá. Após a morte de Joiada, á apostasia retornou como varredura, quando os príncipes de judá convenceram Joas a retornar aos ídolos e ao culto dos postes-ídolos.
Embora certos profetas tenham advertido fielmente ao povo, este ignorou as exortações.Quando zacarias filho de joiada advertiu ao povo que não prosperariam se continuassem desobedecendo aos mandamentos do senhor, foi apedrejado no átrio do templo.
Joas nem ao menos lembrou-se da bondade de Joiada e não tentou salvar a vida de zacarias.
QUE PENA .....
POVO, diante do muro das lamentações
PR.Geraldo Libório
Deus abençoe a todos !
facebook:https://www.facebook.com/geraldo.liborio.5
twitter :@geraldoliborio
Comentários
Postar um comentário